O Grupo Aralco realiza diversas ações que visam assegurar o equilíbrio entre as atividades produtivas e o meio ambiente, tais como:

Aproveitamento dos Recursos Hídricos:
Buscando minimizar a utilização dos recursos hídricos, os processos que utilizam água são operados prioritariamente em circuito fechado. Desta forma, a água é reciclada e reutilizada, e a captação, se dá para reposição das perdas. No processo industrial são definidas metas anuais de redução do consumo de água por tonelada de cana processada, já o processo agrícola, se utiliza da fertirrigação, que permite reduzir o consumo de fertilizantes químicos e inibe o uso da água para irrigação. O sistema de Gestão Ambiental desenvolve o Programa de Monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, nas áreas que recebem influência das atividades produtivas de suas unidades.

Melhoria da Qualidade do Ar:
Visando contribuir com a melhoria da qualidade do ar, nossas unidades aderem anualmente ao Protocolo Agroambiental, comprometendo-se a eliminar a queima da cana-de-açúcar por meio de ações concretas, como por exemplo, a realização da colheita mecanizada, presente em 100% do grupo. Além disso, é realizada a adequação dos sistemas de controle da poluição, constituídos por lavadores de gases, que garantem redução significativa da emissão de poluentes pelas caldeiras.

Preservação do Solo:
Com o objetivo de preservar o solo da região, no começo de cada safra é realizado a análise do solo das áreas agrícolas, e todas as unidades adotam medidas de conservação e mitigação dos impactos decorrentes das atividades.

Utilização de Resíduos:
O sistema de Gestão Ambiental, visa reduzir a geração de resíduos em seus processos produtivos. Os resíduos gerados no processo de transformação da cana-de-açúcar, tais como torta de filtro, cinzas das caldeiras e vinhaça, são reaproveitados na fertilização de áreas agrícolas, reduzindo assim o consumo de fertilizantes químicos e minimizando os impactos ao meio ambiente. Visando também a diminuição da utilização de adubos químicos, é realizado o processo de fertirrigação, que consiste na aplicação da vinhaça nas lavouras de cana-de-açúcar de forma controlada. Foram construídas quatro lagoas com sistema impermeabilizantes de captação e redistribuição de vinhaça, respeitando as normas da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).



Prédio Administrativo:
Rodovia Caran Rezek, km 16, s/n
Bairro: Córrego Azul - Araçatuba / SP - CEP 16078-035


Contatos:
(18) 3607 2900
contato@aralco.com.br

©‎ Aralco. Todos os direitos reservados.