Protocolo de gestão ambiental Etanol Verde

O Protocolo é um acordo firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e a União da Indústria de Cana-de-açúcar – UNICA, entidade que representa o setor, que estabeleceu a antecipação do prazo para o fim da queima de cana-de-açúcar. Com a adesão ao Protocolo em outubro de 2007, suas unidades anteciparam os prazos legais para o fim da colheita de cana queimada para 2014 nas áreas mecanizáveis, e para 2017 nas não mecanizáveis. Para cumprir o acordo, foi elaborado um plano de ação com programas complementares para proteção das matas ciliares, controle de erosão do solo, controle e reuso da água, destinação correta para embalagens de agrotóxicos e resíduos sólidos, além do monitoramento e controle de emissões atmosféricas. Atualmente 100% da colheita da cana de açúcar é mecanizada. Com a formalização do acordo, as empresas têm recebido o “Certificado de Conformidade Agroambiental” que é anualmente renovado quando as metas estabelecidas no plano de ação são cumpridas.

Reflorestamento e Preservação de Matas Ciliares

Por acreditar que a atividade produtiva deve estar em equilíbrio com o meio ambiente, a Nova Aralco investe em atividades e ações de preservação, proteção, conservação e recuperação da vegetação nativa. O departamento de Meio Ambiente administra o plantio de mudas de árvores em áreas de preservação permanente no entorno das nascentes e dos recursos hídricos superficiais. Para isso, mantém um Viveiro de plantas em Santo Antônio do Aracanguá, com produção média de 100 mil mudas de árvores nativas e frutíferas por ano. As mudas são formadas a partir de sementes coletadas em fragmentos florestais nativos. A Nova Aralco realiza doação de mudas a Prefeituras, entidades, fornecedores e outros proprietários rurais do entorno, e ainda presta assistência técnica. Além das áreas de preservação permanente, o Departamento de Meio Ambiente é responsável pela proteção de fragmentos florestais nativos em áreas próprias, vitais à conservação da fauna e flora regionais.

Ações Sustentáveis

Em datas comemorativas com temas ambientais, como Dia Mundial da Água, Dia do Meio Ambiente e Dia da Árvore, o Grupo Nova Aralco promove ações com crianças da região e empresas parceiras que visam o reflorestamento e a proteção de nossos mananciais. Através dessas ações reforçamos o nosso compromisso com o meio ambiente e também com a sociedade, despertando nas crianças a consciência sobre a preservação do meio ambiente.



Outras Ações

Além das ações acima citadas, técnicas modernas como o manejo varietal, recursos da agricultura de precisão que minimizam uso de insumos e rotação de cultura com uso de leguminosas, complementam o processo de produção pautada na sustentabilidade. A Nova Aralco dispõe de plano para emergência ambiental, garantindo atendimento a emergências na planta industrial e também as áreas agrícolas, na ocorrência de incêndios.



Siga a Nova Aralco nas redes sociais

Prédio Administrativo: Rodovia Caran Rezek, km 16, s/n

Bairro: Córrego Azul - Araçatuba / SP - CEP 16078-035


Telefone (18) 3607 2900 - E-mail: contato@novaaralco.com.br

©‎ 2019 Nova Aralco. Todos os direitos reservados.